Caso não esteja visualizando, clique aqui.

Nº 08 / Fevereiro 2014    faceboook twitter linkedin google+
blank

Loja on-line para os pequenos negócios: é possível?

Por Claudio Sá de Abreu

main image
A distribuição de controle do varejo brasileiro está mudando. O mercado está, cada vez mais, se concentrando nas mãos de alguns poucos grupos de grande porte, o que é comprovado pelo estudo da IBEVAR (Institudo Brasileiro das Empresas de Varejo), que descreve o cenário atual, com 42% do mercado se concentrando nos cinco maiores grupos de varejo (GPA, Carrefour, Walmart, Lojas Americanas e Cencosud). Com isso, para sobreviver, os pequenos precisam criar e se expandir para outras formas de chegar ao público, mantendo a qualidade do atendimento personalizado que é característico das lojas de bairro. Isso é importante, porque, ao se concentrar nas mãos de poucos, o mercado fica desequilibrado, dando mais poder aos grupos empresariais do que aos consumidores.

A internet é a última fronteira para quem precisa levar seus produtos aos consumidores e pode ser a solução para as pequenas lojas, já que os sistemas de comércio eletrônico, ou e-commerce, têm crescido muito. Tanto nas vendas por meio de lojas virtuais quanto por meio de aplicativos de celular, é um mercado que já faturou cerca de 24 bilhões de reais em 2012, e estima-se que os números de 2013 sejam 30% maiores. Isso coloca o Brasil como um dos mercados mais avançados da América Latina, no que diz respeito a vendas on-line. Para quem compra, o e-commerce representa...

more details
sombra
Curtinhas da Via
shadow
ViaCRYPT: 6 meses de segredos bem guardados

No início do mês, nosso tão querido ViaCRYPT, sistema web que envia mensagens criptografadas, completou 6 meses de vida com a corda toda! Até agora, a página já foi visitada mais de 20 mil vezes por cerca de 11 mil pessoas diferentes espalhadas por países como Brasil, EUA, Alemanha, Japão, Israel, Suécia, China e outros. Ao todo, foram 12 mil mensagens enviadas e, delas, 10 mil já lidas e destruídas. Precisa enviar uma mensagem sigilosa a alguém? Experimente usar o ViaCRYPT, nem a gente consegue ler. Descubra mais em http://viacry.pt.
Imagina na Copa

Durante a Copa, é esperada uma avalanche de tráfego e dados no país. Com base no levantamento da Cisco, a projeção é que, em 2014, sejam consumidos inéditos 19 bilhões de gigabytes, 65% a mais em relação ao ano passado. Agora, a pergunta que fica é: será que as operadoras vão dar conta do recado? Pra responder a essa e outras perguntas, nosso diretor-executivo Claudio Sá de Abreu foi convidado pela CBN pra dar uma entrevista, que foi ao ar no dia 29 de janeiro. Se você perdeu, pode conferi-la na íntegra aqui.
sombra
Blog do Claudio
Blog do Marcelo
Curtinhas da Via
shadow
Spy x Spy

Depois da confusão gerada pela história de espionagem americana ao governo brasileiro, as grandes empresas nacionais agora serão obrigadas a instalar ou alugar servidores no país, e não mais no exterior, para armazenar informações de brasileiros. Isto é o que diz o novo artigo incluído no projeto do Marco Civil da Internet. A medida, que segundo Tim Bernes-Lee, o americano criador da web, é “ameaça a uma internet livre e aberta”, está gerando, entre as empresas brasileiras, uma grande discussão, que ainda vai dar muito pano pra manga.
Em fase de crescimento

Notícia boa! O mercado de T.I. no Brasil está crescendo vertiginosamente desde o ano passado e deve continuar assim este ano. De acordo com a consultoria IDC, o setor contratou 160 mil só no ano passado e os cargos mais procurados foram o de analista de desenvolvimento de sistemas e de programador de sistemas. Ainda segundo a empresa, a demanda é tão grande que existe um déficit de profissionais no mercado. Até o final de 2014, estima-se que 45 mil vagas devem deixar de ser preenchidas no país.
Segurança e canja de galinha...

O Google aproveitou o Dia Mundial da Internet Segura (11/02) pra divulgar dicas de segurança aos usuários de dispositivos Android. Na sua página do Safety Center, onde anteriormente só havia dicas para o navegador Chrome, a empresa disponibilizou uma série de tutoriais, divididos em dois grandes grupos (aparelhos pessoais e compartilhados pela família), que explicam como manter seu aparelho livre de vírus, se prevenir contra crimes cibernéticos, etc. Estima-se que, hoje, 12,7% da população brasileira já acesse a internet por meio de smartphones.
Google+ONGs

Taí outra iniciativa do Google, desta vez mais nobre. Na última quarta-feira (10), em evento realizado em São Paulo, a companhia anunciou que escolheu o Brasil como cenário da 3a edição do Google Impact Challenge. O desafio, que já aconteceu na Inglaterra e na Índia, seleciona ONGs nacionais que estejam dispostas a mudar o país através de projetos sociais que envolvam qualquer tipo de tecnologia. As inscrições já estão abertas e os projetos deverão ser inscritos até o dia 12 de março na página oficial do desafio. Isso sim é uma competição saudável.
sombra
Nerds como você nunca viu.

QUEM É A VIALINK?

Se você está se fazendo esta pergunta, saiba mais sobre nós.
Clique aqui e saiba porque a Vialink não tem concorrentes.

shadow
Vialink

Se não desejar mais receber este informativo, clique aqui.